Bolo de laranja (aproveitamento claras)

No ultimo fim de semana ficámos por casa, como tinha estado fora durante a semana, e como também necessitava de tempo para estar com a minha familia, decidimo-nos por um fim de semana só a 3, no sábado rumámos até Sintra, o marido apenas queria ir este fim de semana que se aproxima, mas pronto fomos no passado.
Sintra que eu já não visitava desde que namorávamos, continua linda, o dia não estava lindo, mas Sintra compensava.
Não chegámos a comer queijadas, tínhamos almoçado tarde e como a nossa MIA decidiu querer castanhas assadas, e apenas comeu 3, fomos nós que acabámos por comer as restantes, limitámo-nos por um café, visitámos umas lojinhas, e ficou a promessa de que se no próximo fim de semana estiver bom tempo rumaremos novamente até Sintra para o Festival da luz.
De Sintra trouxemos apenas algo para a pequena um conjunto de pique nique para brincar, assim e a pedido da princesa no domingo fez-se um bolinho para ela dar de comer aos seus papas no seu novo brinquedo.
Como haviam claras no frigorifico decidi aproveitá-las e fazer um bolinho de laranja um pouco diferente do habitual, mas que ficou simplesmente delicioso, fofinho e muito macio.
Já publiquei a receita no Domingo no meu outro blog http://www.sugarwithcinnamon.blogspot.com , agora deixo também aqui a receita.














Bolo de laranja



(aproveitamento de claras)






Ingredientes


12 claras em castelo


1 pitada de sal


raspa de 1 laranja


sumo de 1 laranja


150g de açúcar


90g de óleo


210g de farinha


1 colher sobremesa de fermento






Bimby



Pre aqueça o forno a 170ºC.


Comece por colocar as claras no copo da bimby e a borboleta, programe 1 minuto por clara velocidade 3 e 1/2.


Retire e reserve.


Coloque no copo o açúcar, a casca de laranja ralada e o óleo e o sumo e programe 1 minuto velocidade 3.


Adicione a farinha e o fermento e programe mais um minuto velocidade 3.


Adicione as claras em castelo e programe mais 20 segundos na velocidade 2, acabe de envolver se necessário com a ajuda de uma espátula, pulverize uma forma com spray e coloque a massa, leve ao forno pre aquecido durante 35 a 40 minutos.


Desenforme e polvilhe com açúcar em pó.




Tradicional

Pre aqueça o forno a 170ºC.


Comece por colocar as claras numa tigela e bata em castelo bem firme. Reserve.

Noutra tigela coloque o açúcar, a casca de laranja ralada, o óleo e o sumo e bata com as varas de arame durante cerca de 2 minutos.

Adicione a farinha e o fermento e bata mais um minuto. Adicione as claras em castelo e envolva , pulverize uma forma com spray e coloque a massa, leve ao forno pre aquecido durante 35 a 40 minutos.

Desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

Comentários

  1. Ando mesmo tentada a fazer este bolinho de claras pois tenho-o visto em muitos blogues e o teu ficou lindo e apetitoso.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Que lindo bolo, ficou perfeito!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares